Bem-vindos! Comece por aqui!
A Virologia tem uma longa história que percorre mais de 3 séculos, em um breve resumo explicamos alguns dos principais acontecimentos abaixo.
Os vírus têm um importante papel de modificar a evolução dos seus hospedeiros. Sendo visto muitas vezes como um "caçador''. Antigamente eram vistos como “venenos” assim como seu termo em latim o classifica.
Louis Pasteur, antes mesmo da teoria de Germes ser elucidada, em 1857, já acreditava que estes patógenos eram os responsáveis por muitas enfermidades.
A teoria de que germes causam doenças quando surgiu gerou muitas controvérsias, mas hoje se sabe que é uma das maiores descobertas da microbiologia. E levou a outras descobertas como remédio para eliminar os germes.
Em meados da metade do século XIX já era bem estabelecido que vivíamos num mundo cheio de protozoários, bactérias e vírus.
Porém, em meados do século XIX, Pasteur designava como vírus os agentes causadores de infecções, mesmo as causadas por bactérias. Em alguns casos, todavia, não era possível identificar o agente causador da infecção. No final daquele século, evidências mostraram que alguns agentes causadores de doenças humanas e de plantas poderiam passar por filtros, ao contrário de bactérias. Desta forma, estes agentes foram denominados inicialmente de “vírus filtráveis”, porém o termo filtrável acabou se perdendo pelo desuso.
Adolf Mayer (1843-1942) foi um cientista alemão treinado no campo da tecnologia química. Em 1879 começou suas pesquisas com a doença do tabaco e apesar de não ter sido o primeiro a descrevê-la, nomeou a “doença do mosaico do tabaco” após visualizar as manchas escuras e claras em folhas infectadas. Neste mesmo ano realizou uma das mais importantes experiências de transmissão viral. Ele inoculou em plantas saudáveis o suco extraído de plantas doentes. Esta foi a primeira transmissão experimental de uma doença viral de plantas e relatou que “em nove de cada dez casos (de plantas inoculadas) vai ser um sucesso no sentido de tornar a planta saudável... pesadamente doente".
As consequências das infecções virais nos seres humanos e nas plantas modificaram a nossa história e deram origem a esforços extraordinários por parte de virologistas para estudar, compreender e erradicar estes agentes. Muitos dos conceitos e ferramentas da biologia molecular foram derivados do estudo de vírus e suas células hospedeiras.
Texto adaptado e retirado de:
Portal da Educação, sob o link:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/historia-da-virologia-abreviada/33704